Quem é o gerente de construção? Quais suas responsabilidades? Quais os prós e contras da contratação de um gerente de construção?

Por:Editor Saletto
Destaque | Engenharia | Notícia

01

jul 2020

Gerente de Construção

Embora essa função tenha sido originalmente desenvolvida para uso em grandes projetos comerciais, agora é usada, ocasionalmente, em projetos residenciais unifamiliares. Existem diversas variações, mas em pequenos trabalhos a essência é a seguinte: o gerente de construção supervisiona o projeto para o proprietário e recebe uma taxa horária ou fixa para garantir que as coisas corram conforme o planejado no local de trabalho.

 

Responsabilidades do Gerente de Construção
Como representante do proprietário, o gerente de construção supervisiona os subempreiteiros, certificando-se de que o trabalho seja realizado corretamente, siga o plano, permaneça dentro do cronograma e esteja livre de assuntos relacionados a pedidos de alteração e outras sobretaxas. Como um arquiteto, o gerente de construção procura os melhores interesses do proprietário, em teoria.

O gerente de construção também pode executar alguns dos mesmos serviços que um arquiteto pode fornecer se contratado para lidar com documentos, licitações e administração da construção. Eles podem ajudar a avaliar planos, encontrar e solicitar lances de subempreiteiros, ajudar a negociar termos com subempreiteiros, lidar com permissões e inspeções e aprovar requisições de mudança e pagamentos em andamento. O gerente de construção assume, principalmente, um papel consultivo, com o proprietário tomando as decisões finais. Possíveis responsabilidades incluem:

  • Localização e contratação de subcontratados
  • Planejamento dos subcontratados e monitorando do trabalho
  • Solução de problemas no local de trabalho com planos, subss etc.
  • Revisão de solicitações de alteração
  • Ajuda na estimativa de custos
  • Ajuda em licenças e inspeções
  • Negociação de descontos de material
  • Pedido de materiais e inspeção de entregas
  • Revisão de faturas

 

Quem são os gerentes de construção?

Alguns gerentes de construção são arquitetos licenciados e muitos são empreiteiros gerais antigos ou atuais. Alguns oferecem um serviço híbrido, no qual agem como empreiteiros gerais, mas trabalham por uma taxa horária ou fixa, ao invés de ganhar dinheiro adicionando custos indiretos e lucro à sua oferta. Nesse cenário, você, o proprietário, veria as ofertas dos subempreiteiros, escolheria quem contratar e contrataria diretamente com os submarinos.

 

Abordagem híbrida

O maior desafio de um gerente de construção para construir uma casa é obter o trabalho geral de carpintaria. As equipes de enquadramento são abundantes, mas os subempreiteiros de carpintaria de acabamento são menos comuns em muitas áreas. Além disso, o trabalho de carpintaria, geralmente, acontece em pedaços dentro e ao redor do trabalho dos submarinos. Os carpinteiros mantêm o projeto em movimento, amarram pontas soltas e solucionam problemas no local. Isso é especialmente verdadeiro em grandes projetos de reforma, onde a adaptação às condições existentes, algumas delas ocultas, é uma grande parte do trabalho. Uma solução é o gerente de construção (atuando mais como GC) concluir o trabalho geral de carpintaria com sua própria equipe. Ele ainda pode cobrar apenas uma “taxa de administração” pelo trabalho de carpintaria, ao invés de despesas gerais e lucro, tornando o relacionamento um pouco obscuro. Afinal, ele deveria ser seu representante.

Se você seguir esse caminho, faça o máximo possível com os subcontratados e pague o restante com um contrato de preço fixo ou com base em tempo e materiais (custo adicional) com um máximo garantido. Como proprietário, você deseja que os custos gerais de carpintaria sejam controlados, como acontece com outros subcontratados.

 

Contratação de gerência – prós e contras

A contratação de gerenciamento pode ser benéfica em projetos complexos e/ou especializados, compostos por vários pacotes nomeados individualmente para o subcontratado mais adequado. Isso significa que existe o potencial para a mais alta qualidade de entrega.

Também pode ser benéfico para o cliente, pois ele é capaz de manter o controle do projeto, aproveitando a experiência e o conhecimento de um especialista em construção como parte da equipe profissional, uma vez que o contratado de gerenciamento contribui para o processo de projeto . Ao mesmo tempo, o cliente é capaz de se mover riscos ou aquisição e entrega para o adjudicatário de gestão que é responsável tanto pela gestão do projeto e execução das obras.

Além disso, em vez do empreiteiro concurso um preço fixo , eles podem fornecer custo economia para o cliente , bem como economia de tempo por concurso alguns dos pacotes de trabalho mais cedo (como fundamentos ) e sobrepondo as de design e atividades de construção . Isso permite um início rápido no local .

Também pode haver uma flexibilidade considerável no projeto, com alterações sendo feitas ao longo do processo de construção (embora com implicações potenciais de custo).

No entanto, pode ser inadequado como rota de aquisição para clientes inexperientes, pois, embora possam ter mais controle sobre o projeto, as obras geralmente começam antes que a natureza do edifício concluído seja conhecida. A falta de especialistas disponíveis também pode causar lacunas improdutivas no trabalho a ser realizado.

Existe um corpo de opinião que acredita que, se um contratado de gerenciamento que opera com um arranjo de custos mais honorários persegue um contratante de obras em juízo por incumprimento, o contratante de gerenciamento é incapaz de provar perdas e danos. Isso ocorre porque a perda é simplesmente repassada ao cliente e, portanto, foi o cliente que sofreu o dano. Isso aumentou a tendência de os clientes exigirem garantias diretas de cada empreiteiro de obras .

É necessário tomar uma decisão sobre se o cliente deseja reter os serviços de um consultor de custos independente ou transferir o planejamento de custos, relatórios e controle de custos como um serviço a ser fornecido pelo contratado de gerenciamento . É necessário fazer um julgamento sobre a competência e a experiência da equipe de levantamento quantitativo e estimativa de custos proposta pelo contratado de gerenciamento e se o cliente tem um indivíduo competente para policiar os aspectos financeiros da empresa e o contrato de consultoria do contratado de gerenciamento.

Artigo (clique aqui) sobre serviços de gerenciamento (prós e contras):

“Vantagens, desvantagens e riscos no adoção do método de contratação projeto-construção setor público brasileiro”

As empresas contratantes buscam opções para terceirizar o gerenciamento dos seus empreendimentos. Os prós e contras devem ser sempre medidos. Neste artigo é possível conhecer um estudo que apresenta os pontos de atenção e os benefícios em usar ou não a empresa gerenciadora.

 

Fonte: https://www.designingbuildings.co.uk/wiki/Management_contracting_-_pros_and_cons

Publicado originalmente em  31/12/2018

Fonte: https://buildingadvisor.com/your-team/construction-managers/

Fonte: Artigo:https://www.scielo.br/pdf/rbgn/v17n54/en_1806-4892-rbgn-17-54-00822.pdf

Autores: Ana Elisabete Cavalcanti de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco, Pós-graduação Programa em Administração, Brasil;

Marcos André de Mendes Primo, Faculdade Guararapes e Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Administração, Brasil;

Felipe Augusto Pereira, Universidade Federal de Pernambuco, Pós-graduação Programa em Administração, Brasil.

Publicado originalmente em 17/03/2015

 

contato Faça contato para saber mais sobre Durante o Projeto/ Obra.


Compartilhe:

Rua Guaicuí, 20 – Bairro Coração de Jesus – Belo Horizonte/MG CEP 30380-380

++ 55 (31) 3267-0949

hello@salettoENG.com

×