Por:Editor Saletto
Destaque | Engenharia | Notícia
maio 2021
O conceito de ponto de equilíbrio (PE) é um dos conceitos mais conhecidos em finanças empresariais, mas nem todos sabem que esse importante indicador pode ser analisado de diferentes maneiras nos projetos industriais.
Geralmente, o ponto de equilíbrio se refere às receitas (em termos de volume de vendas ou em termos de produção) que a empresa precisa realizar para suprir os custos fixos e variáveis. Ou seja, a partir deste ponto, o projeto implantado passa a ter lucro em sua operação.
Existem dois métodos diferentes para analisar este indicador e que podem gerar resultados completamente diferentes:
1 PE Financeiro: considera apenas desembolsos e entradas de caixa. Por exemplo, os custos com depreciação não estão incluídos.
2 PE Econômico: além de considerar as despesas sem desembolso, como a depreciação, leva-se em consideração também o custo da oportunidade – a rentabilidade que o valor investido teria se estivesse em algum outro investimento de risco similar.
O ponto de equilíbrio, portanto, é uma referência muito importante no dia a dia dos projetos industriais. É por meio dela que o investidor pode saber quanto precisa vender para pagar suas despesas operacionais sem incorrer em prejuízos.