Por:Editor Saletto
Gestão de Projetos
mar 2009
A VSB é um novo complexo siderúrgico que está em implantação no município mineiro de Jeceaba.
Dentro das diversas divisões da unidade, uma das mais críticas e importantes é o sistema de tratamento de efluentes (ETE) e captação de água do Rio Camapuã. Para a construção e operação desse complexo a VSB firmou parceria com empresas do grupo Odebrecht, como a Cetrel-Lumina, para que terceirize o tratamento dos efluentes sob uma concessão inicial de 15 anos.
O planejamento do empreendimento das ETEs será feito utilizando-se, dentre outros, o software Primavera P6 e todos os seus recuros.
Os projetos serão desenvolvidos pela empresa JPNOR Engenharia e Aquamec (que também fornecerá equipamentos).
A Saletto Engenharia de Serviços estará presente prestando serviços de planejamento para a JPNOR, utilizando o software Primavera P6 para programação de atividades, controle de recursos e documentos.
A Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB) é uma joint venture entre o grupo francês Vallourec e o japonês Sumitomo Metals, parceiros há mais de 30 anos no campo de conexões premium destinadas ao setor de óleo e gás.
O Memorando de Entendimentos (MOU) da joint venture para construir e operar conjuntamente uma fábrica de tubos de aço sem costura foi firmado pelos Conselhos de Administração dos dois grupos em 28 de março de 2007, na França. Em 19 de julho de 2007, os dois grupos selaram o contrato da joint venture no Japão.
O complexo siderúrgico da VSB será construído de acordo com o estado-da-arte da tecnologia no setor. Ele compreenderá uma aciaria com capacidade para produzir 1 milhão de toneladas de aço/ano e uma fábrica que poderá produzir anualmente 600 mil toneladas de tubos sem costura de qualidade premium, destinados ao mercado internacional de produtos tubulares petrolíferos (internacionalmente conhecidos como OCTG (Oil Country Tubular Goods). O restante do aço será utilizado para produzir cerca de 300 mil toneladas de blocos redondos com 270 mm, 310 mm e 406 mm de diâmetro.
Está sendo investido US$ 1,6 bilhão na construção do complexo siderúrgico, que abrigará uma usina integrada e uma fábrica de tubos. A cidade de Jeceaba, na Região Central do Estado de Minas Gerais, sedia o empreendimento cuja operação, prevista para 2010, deve gerar aproximadamente 1.500 empregos diretos.
VSB em números*
* Investimento: US$ 1,6 bilhão
* Empregos diretos: 1.500
* Área do empreendimento: 2.500.000 m²
* Produção anual de aço: 1.000.000 t
* Produto acabado: 600.000 t/ano de tubos de aço sem costura
* Área do Centro de Referência em Revegetação da Mata Atlântica: 5.000.000 m²
* Espécies de árvores que serão plantadas: 733
*Estes valores podem sofrer alterações de acordo com o projeto da VSB.
(este informativo contou com textos do site www.vstubos.com)