Por:Editor Saletto
Destaque | Gestão de Projetos
jun 2016
A expressão “passa a régua” é bem comum para os frequentadores de bares e mercearias, principalmente no interior do Brasil. De uma maneira bem simples, quer dizer: fecha a conta que vou pagar ou parar por aqui.
Obras em andamento, principalmente aquelas com muitos detalhes e mesmo com um planejamento prévio, chega uma hora é preciso levantar o que ainda falta para ser finalizado. Isso é função do Planejamento Take Off, na prática vai significar levantar tudo o que ainda precisa ser feito, o tempo que ainda resta, o tempo para essas finalizações e todas as implicações financeiras.
Quem trabalha com Valor Agregado vai se lembrar do ETC, do inglês estimate to complete. O sentido é esse mesmo, levantar ou estimar o que ainda falta para completar a obra. Isso pode ser feito por meio de checklists e levantamentos, o trabalho final vai gerar uma punshlist, ou lista daquilo que falta entregar, ou em uma tradução literal: lista de pendências. Exemplos dessas listas, clique aqui.
Recentemente a Saletto Engenharia terminou um trabalho importante de Planejamento Take Off, no coração da Savassi (área nobre de Belo Horizonte). O empreendimento trata-se de um prédio de escritórios e está sendo realizado pela Dominus Construtora do Rio de Janeiro.
Para este trabalho foram levantadas todas as pendências e um novo planejamento (feito em MS PROJECT) foi desenvolvido para orientar a Construtora de suas responsabilidades para finalizar a obra e quando finalizar. O trabalho foi conduzido pelo Engenheiro de Planejamento Duílio Paiva e o Técnico de Edificações Davidson Roger.
Obra na Zona Sul de Belo Horizonte – Foto VANT DJI P3S
Faça contato para saber mais sobre Planejamento e Acompanhamento de Obra.