Por:Editor Saletto
Agenda de eventos | Engenharia | Gestão de Projetos
fev 2020
A análise de cronograma para perícias e litígios carece de técnicas e padrões. A AACE, entidade internacional, promove boas práticas voltadas para análise de cronograma forense (RP 29R-03). Estamos constantemente treinando nossa equipe no tema, para atendimento a demandas de arbitragem e judiciais.
Na última quinta-feira, dia 6 de fevereiro estivermos presente no auditório da CAM-CCBC em São Paulo, para evento IBDIC Engineering Talks promovido pelo IBDIC com participação dos Palestrantes Professores: Geovane Martins da Hormigon Hect Consultoria e Luis Roman da ANKURA. Plateia composta por Advogados e Engenheiros de diversas empresas.
A análise forense de cronogramas, também conhecida como análise investigativa de cronograma, nos fornece as ferramentas adequadas para a verificação das inconsistências durante um projeto. Essas ferramentas são encontradas na AACEI (RP- 29R-03), explicando como funciona esse tipo de análise.
Os temas foram distribuídos em 3 tópicos:
A Abertura dos trabalhos foi feito pelo presidente da ABDIC, Leonardo Toledo da Silva apresentando os palestrantes. O primeiro a falar foi o Eng. Geovane Martins explicando teoria sobre Planejamento de Projetos e seus itens com exemplos e também comentando sobre softwares e ferramentas de planejamento, MS Project, Primavera Oracle e BIM (Revit) mostrando as diferenças e limitações.
Cronogramas físicos e financeiros, Estrutura Analítica de Projeto (EAP) e por fim, o que são Histogramas também com exemplos. Em seguida foi a vez de Luís Roman comentar e trazer novos exemplos das teorias e abrindo discussão para todos os participantes.
Foi também abordado itens como: curva S, curva ABC, recursos diretos e indiretos, para auxiliar nas arbitragens, conceitos de As Planned x As Built, perda de produtividade e seus pontos e sinais. Casos reais de arbitragem aqui no Brasil e também no exterior, grandes empreendimentos envolvendo milhões de dólares. Temas de interesse com a participação de todos os presentes, com cases reais e de grande relevância.