Por:Editor Saletto
Destaque
abr 2023
IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS
A identificação de riscos é uma área amplamente explorada no gerenciamento de riscos, com uma variedade de ferramentas e técnicas disponíveis. Isso inclui revisão de documentação, uso de brainstorming, técnica Delphi, entrevistas, análise de causa raiz, questionários e workshops de risco para coletar informações (SIRAJ; FAYEK, 2019).
De acordo com o livro PMBOK, 2017 o processo de Identificação de Riscos consiste em identificar os riscos específicos do projeto, bem como as fontes gerais de risco, e documentar suas características. A principal vantagem desse processo é a documentação dos riscos individuais e fontes de risco presentes no projeto. Além disso, ele fornece informações importantes para que a equipe do projeto possa responder adequadamente aos riscos identificados (PMBOK, 2017).
Fonte: Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®), 2017.
No Guia publicado pelo GOV, os riscos foram segmentados em 5 (cinco) dimensões que se seguem, cada uma possuindo uma subdimensão que será apresentada de forma detalhada posteriormente.
Fonte: http://www.gov.br (Adaptado).
Fonte: www.gov.br
Autor: Guilherme Corrêa Rodrigues
REFERÊNCIAS
https://www.gov.br/compras/pt-br/nllc/identificacao-e-avaliacao-de-riscos/identificacao-e-avaliacao-de-riscos-na-nll#menu. Acesso em: 15/03/2023.
PROJECT Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). 6.ed, 2017.
SIRAJ, Nasir B.; FAYEK, Aminah Robinson. Risk identification and common risks in construction: Literature review and content analysis. Journal of construction engineering and management, v. 145, n. 9, p. 03119004, 2019.