Por:Editor Saletto
Notícia
mar 2018
O mercado imobiliário brasileiro é um dos mais importantes para a economia do país e movimenta uma considerável quantia de recursos, o que gera impacto direto na geração de empregos e renda em todo o país.
A análise de viabilidade é um estudo a ser realizado antes da implantação de um empreendimento imobiliário. Ela consiste no estudo de diversos fatores que serão determinantes para o sucesso de um novo empreendimento.
Tudo se inicia no interesse em fazer um investimento no setor imobiliário, logo, se faz necessário um estudo de viabilidade, onde será feito o levantamento do melhor tipo de produto a ser implantado de acordo com o mercado regional e seguindo sempre as leis de uso e ocupação do solo de cada município, plano diretor municipal, leis ambientais e demais leis federais.
Uma análise de viabilidade para empreendimentos imobiliários divide-se em diversos estudos, sendo eles: Análise técnica, análise ambiental, análise financeira, análise mercadológica e por último, mas não menos importante a análise documental.
As análises técnica e ambiental, são igualmente relevantes para que se estime o aproveitamento do terreno objeto de estudo e em ambas são levantados aspectos como: Topografia do terreno, zoneamento, reservas legais e APP’s.
Essa fase do estudo é essencial para que seja esclarecido o potencial da área de acordo com o uso pretendido.
Após a realização dessas análises, serão feitas as análises mercadológica, financeira e documental.
A análise mercadológica consiste no levantamento das informações sobre o mercado da região estudada, como quais são os principais concorrentes do empreendimento a ser implantado, oferta atual, oferta futura e os dados dos municípios que possuem potencial público alvo para o empreendimento em estudo. Esta fase da análise é muito importante para a definição do produto.
Após realizada a análise mercadológica, é feita a análise financeira, onde são utilizados os dados obtidos nas análises técnica, ambiental e mercadológica. São levados em consideração para o desenvolvimento da análise financeira o custo de aprovação do empreendimento, obra, impostos e o prazo para cada uma dessas atividades.
A análise financeira é essencial para determinar o sucesso do empreendimento, pois é nessa análise que será levantado o investimento que precisará ser feito para a implantação do empreendimento, qual será o tempo de retorno do capital investido e o resultado final se o mesmo será ou não viável.
Se o empreendimento for considerado viável financeiramente, é feita a análise documental, com o estudo das matriculas do imóvel e dos dados do proprietário, atentando sempre para algum impedimento que possa impactar na negociação do imóvel ou até mesmo impossibilitar a implantação de um empreendimento naquele local.
A análise de viabilidade é uma etapa essencial para garantir o sucesso de um empreendimento. Essa análise permite que se meça a probabilidade de êxito do mesmo que se conheça melhor o público comprador, possibilitando entregar um produto que atende às necessidades desse público.
*Fonte: MasterGeoEngenharia
Faça contato para saber mais sobre Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica.