Por:Editor Saletto
Engenharia | Notícia
fev 2017
Recentemente foi inaugurada na França a primeira estrada solar, pavimentada com painéis solares capazes de produzir energia suficiente para abastecer a iluminação pública da pequena cidade de Tourouvre, na Normandia. A rodovia se estende por um quilômetro, cobrindo área de 2.800 m².
Segundo a ministra francesa do Meio Ambiente, Segolene Royal, o novo uso da energia solar aproveita a grande infraestrutura de estradas já está em uso para produzir eletricidade sem necessidade de novos terrenos.
A ministra aproveitou a oportunidade para anunciar um plano de quatros anos para o desenvolvimento das estradas solares, com projetos iniciais na Bretanha, no oeste, e em Marselha, no sul do país.
O trecho instalado é um teste para medir a resistência dos painéis, desenvolvidos pela firma francesa Colas. Passam pelo local diariamente cerca de 2 mil veículos.
Segundo cálculos da empresa que desenvolveu os painéis solares, a França poderia obter a independência energética pavimentando apenas ¼ dos milhões de quilômetros de estradas que cruzam o país com painéis solares. Entretanto, essa nova tecnologia ainda enfrenta dificuldades tecnológicas e o alto custo.
Em 2015, painéis instalados num trecho de 70 metros de uma ciclovia na Holanda, em Amsterdã, sofreram alguns danos, que já foram reparados. O Projeto Wattway recebe recursos do governo francês de 5 milhões de euros.
Para a implantação de um projeto desse porte é necessário um bom planejamento e controle para garantir que não exista erros de projeto que venham a comprometer o seu funcionamento após a sua construção.
*Fonte: OGLOBO
Faça contato para saber mais sobre Projetos Multidisciplinares.