Por:Editor Saletto
Gestão de Projetos
set 2010
Projeto Premiar! – Poda de Árvores
fonte: CEMIG
Apresentação:
A utilizazação racional dos recusos naturais e a preservação do meio ambiente sempre fizeram parte dos princípios que orientam as atividades da Cemig, buscando direcionar os seus esforços para garantir o desenvolvimento sustentável da Empresa. Ações como o programa de educação ambiental nas escolas, o programa de manutenção de reservas ambientais, os seminários anuais que promovem uma discussão a respeito do manejo da arborização junto às redes elétricas, dentre outros, refletem o comprometimento da Empresa com a sustentabilidade ambiental. A partir da experiência adquirida nesses eventos, a Cemig criou o programa Especial de Manejo Integrado de Árvores e Redes – Premiar.
Lançado em janeiro de 2009, o Programa tem como objetivo conduzir todas as políticas da Cemig voltadas para o manejo da arborização urbana junto a sistemas elétricos, sempre com foco na redução dos conflitos entre as árvores e a rede elétrica. O Premiar também busca garantir a qualidade do fornecimento da energia elétrica, implementar programas de manejo de vegetação e promover a poda de árvores com a frequência e qualidade necessárias para evitar a interferência com a rede elétrica.
O Programa realiza ainda pesquisas sobre novos equipamentos, metodologias, espécies de árvores, padrões de mudas e covas para o aprimoramento da arboricultura em Minas Gerais. Com a criação do Premiar, A Cemig reforça seu compromisso de desenvolver ações que permitam melhorar ainda mais a qualidade do fornecimento de energia elétrica e reafirma a sua preocupação e respeito com o meio ambiente.
Poda de Árvores:
A convivência satisfatória entre as árvores e a rede elétrica depende da excecução periódica de podas, a fim de diminuir as interrupções no fornecimento de energia elétrica. A Cemig adota a Poda Direcional, em que se conduzem as copas das árvores para a fora dos fios da rede de distribuição.
A poda é uma atividade necessária e importante porque evita:
> Curto-circuito em redes aéres
> Interrupção no fornecimento de energia
> Queima de eletrodomésticos
> Riscos para os transeuntes
Procedimentos para a intervenção em árvores urbanas
> Qualquer intervenção em árvores (plantio, poda, remoção, etc.) na região urbana precisa, obrigatoriamente, ser autorizada pela Prefeitura de Belo Horizonte. Para fazer a solicitação, basta ligar para o telefone 156
> Podar ou suprimir árvores sem autorização da Prefeitura é crime, passível de multa. A intervenção inadequada pode comprometer a saúde da árvore, além de oferecer risco à sua vida.
> Esses serviços devem ser realizados somente por pessoal treinado e habilitado, pois é necessário ter conhecimento e dominar técnicas apropriadas para realizar intervenções
> Em caso de conflito entre árvores e redes, ligue 116 – Fale com a Cemig. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia.
Para mais informações entre em contato com o Programa: premiar@cemig.com.br