Por:Editor Saletto
Destaque | Engenharia | Notícia
abr 2020
O setor de energias renováveis no Brasil é composto por várias fontes de energia sustentáveis tais como energia de hidrelétricas, biogás, biomassa, biocombustíveis, energia solar fotovoltaica, e eólica. Em virtude desse amplo potencial de geração de energia, o setor vêm se consolidando cada vez mais como fonte complementar de energia no Brasil. Além disso, em razão da preocupação das emissões de gases poluentes pelo o uso de combustíveis fósseis, novas tecnologias verdes vêm sendo introduzidas a fim de reduzir a emissão dos gases do efeito estufa.
Nesse cenário, a energia renovável se torna um diferencial atrativo para o mercado, uma vez que os processos de geração de energia limpa, principalmente de energia elétrica, geram um valor agregado tanto na conversão quanto ao produto final. Nesse contexto, abre-se oportunidades de mercado para diversos empreendimentos no setor de energia sustentável. São várias as demandas ligadas ao setor, como na utilização de insumos agrícolas, automação de equipamentos utilizando tecnologias mais avançadas, evitando o desperdício e aumentando a produção, atividades de pesquisa e inovação, prestação de serviço de engenharia, logística especializada, e uso de fontes renováveis para a geração de energia térmica, mecânica, e elétrica, também visando a geração compartilhada e a venda de créditos de energia.
A demanda por projetos de empreendimentos no setor de energia renováveis está movimentando cada vez mais a economia do país, pois as empresas estão vendo a necessidade em ter projetos cada vez mais eficientes, otimizados, e competitivos para ganhar espaço no mercado de energia. Nessa circunstância, as empresas estão implementando o Escritório de Projetos (PMO – Project Management Office) dentro de suas organizações para melhorar a eficiência dos seus projetos.
O PMO é uma estrutura organizacional ou departamento que tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento do gerente de projetos, conduzir, planejar, organizar, controlar e finalizar as atividades com excelência e sucesso em um projeto. Muitos são os benefícios da implantação do PMO em organizações focadas, dentre eles, padronização dos documentos, sincronização do projeto e recursos diminuindo os desperdícios e aumentando a rentabilidade do projeto, otimização dos processos, aumento o grau de maturidade da empresa, presença de indicadores e previsibilidade dos resultados, gestão de risco, fornecimento de um ambiente de comunicação, planejamento de equipe, gestão de expectativas dos stakeholders e entre outros.
Para explorar essas oportunidades nesse setor, ter um PMO é um grande diferencial, visto que o mercado está cada vez mais competitivo e o avanço das tecnologias sustentáveis exige inteligência e adaptação nas empresas por parte dos gestores. Podemos elencar os seguintes benefícios que um Escritório de Projetos de Energia Renovável pode trazer, tais como:
Contribuiu para este texto:
Domênica Graciosa Fuzato
Engenheira de Bioprocessos
Pós-Graduanda em Gerenciamento de Projetos
UFSJ/PUC Minas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/dom%C3%AAnica-fuzato-16b62a112/
Faça contato para saber mais sobre Escritório de Projetos (PMO).