Por:Editor Saletto
Vistoria & Inspeção
mar 2017
O sonho da casa própria está presente na vida de milhares de brasileiros, mas ele pode tornar-se um verdadeiro pesadelo para quem consegue realizá-lo.
Geralmente no final de uma obra de condomínios residenciais é recomendado ao síndico do empreendimento contratar um perito capacitado e habilitado para elaborar um “Laudo de Inspeção de Recebimento da Obra” para resguardar os futuros moradores de despesas extras no orçamento.
O Perito realizará uma vistoria detalhada em todas as áreas comuns da nova edificação e elaborará um laudo que deverá conter as informações técnicas do imóvel recebido, com uma análise detalhada das suas condições, quanto ao funcionamento, qualidade e desempenho.
Primeiramente, o laudo servirá como um manual para a Construtora com o intuito de tornar o empreendimento em condições de moradia. Toda e qualquer falha existente deverão ser reparadas.
Um dos principais problemas identificados que aparecem nos laudos são: tonalidades diferentes nos pisos e revestimentos de paredes; dificuldade na abertura e/ou fechamento das janelas e portas; vidros trincados ou quebrados; uso incorreto do material de acordo com o que consta no memorial descritivo, etc.
No segundo momento, caso o prazo das garantias da Construtora tenha se esgotado a responsabilidade pela correção de defeitos que surgirem na edificação será transferida para o Condomínio. Em áreas privativas, cada morador definirá se será feito ou não o laudo.
As Construtoras são obrigadas a transferir na entrega do imóvel, o Manual de Proprietário aos donos dos apartamentos e o Manual de Áreas Comuns ao Síndico ou seu representante legal. Os Manuais trazem informações do empreendimento e determinam o prazo de garantias de cada peça, acessório presente nas áreas comuns e privativas, respectivamente.
Em construções mais antigas, também é necessário um Plano de Manutenção de Obras, contendo as épocas corretas para fazer a manutenção em todos os sistemas da edificação. É melhor e mais barato prevenir, do que corrigir.
*Fonte: Linkedin – Engenheiro Kleber José Berlando Martins
Faça contato para saber mais sobre Vistoria Cautelar.