Por:Editor Saletto
Destaque
nov 2021
O trabalho Proposição de procedimento de termografia para avaliações e perícias: Aplicação em painéis solares ganhou a Medalha Eurico Ribeiro, de Melhor trabalho na área de perícias de engenharia no XXI Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias. Os autores do trabalho vencedor são profissionais registrados no Crea-MG, além de um estudante de engenharia. São eles Italo de Azeredo Coutinho, Daniel Bassoli Campos, Alexandre Marques Amorim, Josiel Coelho Gomes de Oliveira e Ricardo Átila Martins Costa. Engenheiro industrial mecânico, mestre em administração e especialista em gestão de projetos, Italo explica porque a atuação do perito é importante nesta matriz energética, em franca expansão no Brasil.
Ítalo Coutinho – Esse tipo de empreendimento tem solicitado a presença do perito para poder colaborar, ajudar a identificar e trazer subsídios para que alguma disputa, algum tipo de conflito possa ser resolvido com a boa técnica da engenharia. E o nosso trabalho trouxe para benefício do uso desse tipo solução foi, justamente, um procedimento, um passo a passo para o engenheiro avaliador e perito utilizar a termografia, que é um ensaio não destrutivo para identificar qualquer tipo de patologia, falha, vício construtivo, erro de projeto, erro de montagem, erro de construção.
O Cobreap foi realizado de 09 a 12 de novembro, em Goiânia. O evento é voltado para as áreas da arquitetura, engenharia, agronomia e direito, enfatizando o estado da arte da engenharia de avaliações e perícias. O tema deste ano foi Vistoria Técnica: segurança da sociedade.
Este ano, Minas Gerais teve a segunda maior comitiva estadual no Cobreap. A presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais, engenheira civil Valéria das Graças Vasconcelos, destaca a qualidade dos profissionais associados ao Ibape-MG
Valéria: Nessa edição, com todas as restrições impostas pela pandemia foram 436 inscritos, sendo 62 mineiros. Essas premiações de nossos associados muito nos honra e indica que o Ibape-MG está no caminho certo, incentivando e motivando os profissionais a se manterem atualizados continuamente a par do estado da arte da engenharia de avaliações e perícias. Parabéns aos colegas!
Outros trabalhos mineiros foram reconhecidos no Congresso em Goiânia, como o do engenheiro Guilherme Maranhão, de Juiz de Fora, que recebeu a Medalha Hélio de Caires, de melhor trabalho na área de Engenharia de Avaliação, com avaliação de unidades geradoras de energia. Já o trabalho Perícia técnica para a verificação da influência de vibrações provenientes de desmontes com explosivos em manifestações patológicas em edificações próximas, recebeu menção honrosa na área de Perícia de Engenharia. Todos serão publicados na Biblioteca Virtual do Ibape-MG.
Renato Franco
Rádio Crea-Minas
Publicada em 19 e novembro de 2021