Por:Editor Saletto
Case
out 2017
INTRODUÇÃO
Criada em 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Norma Regulamentadora número 12, ou NR 12, tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador. Por isso, a NR 12 exige informações completas sobre todo o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, incluindo transporte, instalação, utilização, manutenção e até mesmo sua eliminação quando acaba sua vida útil.
Segundo a NR 12, é de responsabilidade do empregador adotar medidas de proteção para o uso seguro de máquinas e equipamentos. Ou seja, é a empresa que deve garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
Visto isso, este case tem o objetivo de apresentar a importância da aplicação da NR12, a partir de um britador de mandíbulas, avaliando fatores como:
Por fim, vale ressaltar que no final do documento serão apresentadas soluções em resposta as normas que não estão sendo seguidas, no intuito de julgar a condição final da máquina.
A NR12 é considerada uma das principais NRs. Esta norma é importante para definir referências técnicas, princípios e medidas de proteção, que venham garantir a saúde e integridade física dos funcionários das empresas, estabelecendo riscos mínimos que previnem acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Esta norma envolve as fases de projeto, utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos. Neste contexto, a NR12 serviu como base para elaborar o relatório de inspeção de um britador de mandíbulas analisado através de um vídeo, uma vez que esta máquina foi instalada fora dos padrões técnicos oficiais.
3.1 Britadores
Os britadores são maquinas operatrizes que tem como função a fragmentação de materiais sólidos para que estes alcancem dimensões compatíveis com utilizações posteriores. Nos britadores podem ser utilizadas várias etapas para redução progressiva de tamanho da matéria, embora todos partam os materiais por tensões de compressão, de cisalhamento ou de impacto. Estas máquinas trabalham com diversos tipos de sólidos, entre eles, rochas, vidro e carvão. As características principais para especificação de um britador para determinada aplicação são: Tipo de material que será manipulado, tamanho do material, capacidade de produção (geralmente em Ton/h) e dimensão de saída do material. Os tipos mais comuns de britadores, conhecidos também como trituradores, são: britadores de rolos, mandíbulas, giratórios, impacto, cônico e de martelo. Em especifico os britadores de mandíbulas
3.2 Britadores de Mandíbulas
Os Britadores de Mandíbulas são considerados equipamentos de britagem primária que aceitam materiais de alimentação com alto grau de dureza e grandes variações de dimensão. São compostos por uma mandíbula fixa e uma mandíbula móvel ligada a um eixo excêntrico responsável pelos movimentos de aproximação e afastamento entre elas. A área de alimentação se estreita ao longo da máquina e em determinado ponto o material recebe o impacto responsável pela fragmentação.
3.2.1 Princípio de funcionamento dos Britadores de Mandíbulas
Ao ligar o motor o mesmo gira os volantes através de correias, que automaticamente acionam o eixo excêntrico e movimentam as mandíbulas para cima e para baixo, britando o material.
Os britadores da Joyal (britador pesquisado) se destacam pela facilidade de instalação, afinação e manutenção e todos seus componentes são projetados para fornecer o máximo de desempenho.
01 – Sistema acionamento em local seguro, o que facilita em uma necessidade de desligamento rápido do equipamento.
02 – Local onde será despejado o material, não colocando em risco o operário da máquina.
03 – Correia com proteção adequada que evita um eventual acidente com operário da máquina.
01 – Operário sem usar nenhum tipo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), o que pode facilitar para um eventual acidente grave.
02 – Objetos em local inadequados, próximos ao funcionamento do britador.
03 – Máquina aparentemente em situação precária de manutenção, podendo ser notado ferrugens e trincas.
04 – Correia totalmente desprotegida, criando uma situação de risco ao operário.
05 – Piso com graves imperfeições e rachaduras.
De acordo com a NR12 o local onde são instaladas máquinas, deve ser devidamente demarcado em conformidade com as normas técnicas oficiais. Como pode-se observar na imagem acima, vários fatores destacados estão fora do padrão.
Visto isso, serão indicadas a seguir, as normas descumpridas:
01- Segundo a NR12.3 empregador deve adotar medidas de proteção para o trabalho em maquinas e equipamentos, capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores , e medidas apropriadas sempre que houver pessoas com deficiência envolvidas direta ou indiretamente no trabalho.
02- Segundo a NR12.7 os materiais em utilização no processo produtivo devem ser alocados em ares especificas de armazenamento, devidamente demarcadas com faixas na cor indicada pelas normas técnicas oficiais ou sinalizadas quando se tratar de áreas externas.
03-Segundo a NR12.48 as máquinas que oferecem risco de ruptura de suas partes, projeção de materiais, partículas ou substancias, devem possuir proteções que garantem a saúde e segurança dos trabalhadores.
04- Segundo a NR12.38 as zonas de perigo das máquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurança, caracterizados por proteções fixas, proteções moveis e dispositivos de segurança interligados, que garantem a proteção a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
05- Segundo a NR 12.9 os pisos dos locais de trabalho onde se instalam máquinas, equipamentos e das áreas de circulação devem ser nivelados e resistentes às cargas a que estão sujeitos.
Sugestão para adequação a NR12
Podemos concluir que a empresa está operando o equipamento totalmente fora dos padrões da NR12, tanto no local onde a máquina está instalada, quanto ao estado físico do equipamento e por parte do operante que não está usando nenhum tipo de EPI, colocando sua própria vida em risco. Devido a essas irregularidades, a máquina deve ser interditada imediatamente e só deve retomar as atividades quando estiver cumprindo todas as normas. Cabendo a empresa fazer um orçamento para ver qual forma será mais viável, seja adequar o local de trabalho e o equipamento ou até mesmo adquirir outro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS