Por:Editor Saletto
Segurança do Trabalho
jun 2017
Muitas vezes, no anseio de mudar, fazer algo diferente ou buscar novos caminhos para empresa ou determinada área, temos a tendência em procurar soluções inovadoras, mirabolantes. O mais surpreendente é que as vezes as soluções são simples e estão ali, na nossa frente, esquecidas e desvalorizadas.
Em outubro de 1987 em Wall Street, Paul O’Neill falaria pela primeira vez aos investidores como novo CEO da Alcoa, a maior empresa de produtos de alumínio do mundo na época. Desde o ano anterior, os investidores já comentavam sobre de desempenho das ações da empresa que não geravam o resultado esperado. Foi assim que a Alcoa resolveu mudar apostando em O’Neill.
Para espanto de todos, ele começou falando sobre os índices de acidentes no trabalho da Alcoa e de como eram bem melhores que a média das empresas americanas da época. E depois disse que sua prioridade seria ZERAR o índice de acidentes da empresa e tornando-se a mais segura dos EUA. Muitos investidores acharam que Paul era louco e vários venderam as ações por não acreditarem em nada daquilo. Mas o que aconteceu depois, mostrou que eles estavam errados. Um ano depois os lucros da Alcoa tiveram resultados recordes e em 2000, ano em que Paul O’Neill se aposentou, o lucro da empresa era 5 vezes maior do que no ano que ele entrou.
Mas qual foi a mágica? Não tiveram truques de mágica, Paul pensou em uma solução simples e encontrou qual era o “Ponto Alavancagem” para mudar a empresa. Peter M. Senge em seu livro “A Quinta Disciplina”, que fala sobre o o Pensamento Sistêmico, comenta importância de encontramos qual o “Ponto de Alavancagem” de um problema e assim, com um pequeno esforço, proporcionar mudanças gigantescas.
Outro ponto importante é que Paul atacou o que ele mesmo chamou de “Hábito Angular” da pessoas da empresa; A Segurança do Trabalho. Ele pensou que se as pessoas mudassem um hábito tão difícil como esse, o resto seria apenas uma reação em cadeia de mudanças de outros hábitos. Então quando O’Neill propôs Zerar os Acidentes ele fez duas coisas fantásticas, mudar o hábito das pessoas tendo como ponto de alavancagem a Segurança do Trabalho. E o melhor, ele conseguiu.
Essas mudanças criam um efeito transformador em todas as áreas da empresa e naturalmente elas começam a trabalham melhor, de forma “enxuta” e objetiva gerando maiores resultados.
É hora de pensarmos de forma clara e sem hipocrisia: Será que realmente “compramos” Segurança do Trabalho como um valor vital para a empresa?
*Fonte: Segurança Simples
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