Mapa mineral do Brasil é visualizado no Google Earth

Mapa mineral do Brasil é visualizado no Google Earth

 

O programa Google Earth, foi desenvolvido para mostrar a superfície terrestre, já mapeia nossa região com um grau de precisão e visibilidade aceitável. Ainda não conseguimos visualizar as ruas, identificar fineza de detalhes, interagir 360 graus com as imagens, como já acontece em Belo Horizonte e mais 15 cidades em MG.

O Departamento Nacional de Mineração (DNPM) está disponibilizando os dados dos processos minerários também no formato “kml”. Os dados serão atualizados diariamente e podem ser baixados diretamente do SIGMINE ou por meio do endereço: HTTP://sigmine.dnpm.gov.br/sirgas2000/UF.kmz – substituindo a sigla da UF desejada e visualizado no GOOGLE Earth.

 

Para a visualização do KML é necessário instalar o programa GOOGLE Earth e realizar algumas configurações iniciais, permitindo assim, que a informação possa ser visualizada corretamente. Após isso, será aberto um quadro com informações do processo e um link que permite ao usuário abrir diretamente a página do Cadastro Mineiro, com informações mais completas sobre o processo.

 

Alguns depósitos minerais que podem ser identificados próximos a Bom Despacho: argila industrial, argila comum, areia, minério de ferro, cristais e cascalho.

 

Os dados apresentados no SIGMINE e a exportação para KML estão no formato SIRGAS2000. O KML ainda pode ser visualizado diretamente no GOOGLE Earth – em WGS84 pois os parâmetros de transformação entre SIRGAS2000 e WGS84 são praticamente iguais, ou seja, DX = 0, DY = 0 e DZ= 0.

 

Mais informações consultar:

http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/pmrg/faq.shtm#15

 

* Download de tutorial para configurações no Google Earth

http://www.4shared.com/document/alGmwhwT/Configurao_Google_Earth.html

 

Rápidas e Rasteiras:

 

Cidades prejudicadas pela chuva recebem fundo de apoio: o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) começou a liberar recursos do Fundese Solidário V, uma das ações do Governo de Minas para minimizar os estragos causados pelas chuvas do último verão. Esta linha de financiamento, além de socorrer micro e pequenas empresas e cooperativas que sofreram prejuízos com as enchentes, garante a manutenção e geração de empregos nas regiões mais prejudicadas. Só nesta semana serão liberados R$ 412 mil para sete empresas e outros 161 pedidos estão em análise, um total de R$ 11,2 milhões em carteira. A empresa interessada em obter recursos com juros de 6% ao ano deve consultar a lista dos municípios atingidos pelas chuvas no site do Banco (www.bdmg.mg.gov.br) e apresentar laudo ou parecer da Defesa Civil ou órgão similar, atestando o prejuízo sofrido. O prazo final para o envio das propostas é 31 de maio e a documentação deve ser entregue até 30 de junho. Nova Serrana apresentou 62 pedidos e foi a cidade que mais solicitou ajuda em Minas Gerais. (fonte Agência Minas)

Mini maratona: foi um grande sucesso a mini maratona realizada no último domingo em nossa cidade.O evento contou com a coordenação do SESC-LACES Bom Despacho e outros parceiro. Vários atletas de diversas cidades compareceram.

Santa Casa:José Cardoso de Mesquita cumpriu com brilhantismo a presidência do Lactário e Posto de Puericultura Menino Jesus, instituição que mantém o funcionamento do hospital Santa Casa. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas,os constantes atrasos nos repasses municipais, a instituição continua trabalhando no atendimento de pacientes de Bom Despacho e região.Parabéns ao Mesquita, esse incansável lutador por uma cidade mais digna e sucesso ao Marco Túlio que assumiu mais uma tarefa.

 

Limpeza na Cidade:temos notado e recebido várias reclamações que nossa limpeza caiu um pouco de qualidade.Sabemos que essa é uma tarefa que deve ter a participação de todos, de um lado o cidadão que pode contribuir muito, de outro lado a prefeitura fazendo a coleta nos horários corretos, disponibilizando servidores para varrer,capinar e coletar.Todos ajudando e fazendo bem feito a sua parte pode-se mudar o atual quadro que se encontra. A cobrança do IPTU está na nossa porta, seria bom se os benefícios chegassem primeiro.

 

Unipac treina corpo gestor: no último dia 2 de abril todo o grupo de diretores, gerentes e supervisores da UNIPAC Campus Bom Despacho recebeu treinamento em BPM – Business Process Management. O curso consistiu em apresentar os conceitos de processos de negócios, que resultam em produtos ou serviços entregues pelas empresas. Sua importância nas organizações se mostra principalmente por integrarem diferentes atividades em áreas funcionais distintas, envolvendo funcionários, clientes e parceiros de negócios, com objetivo único.

 

Foto: diretora Débora Guerra palestra para os gestores da UNIPAC Campus Bom Despacho (fonte: facebook UNIPAC)

Estréia Banda Mayoma: no Baile de Aleluia o conjunto irá se apresentar na Praça de Esportes com o primeiro show desde muito tempo. A banda hoje é formada pelo Gabiroba, Yone, Manoel e Boleka, complementada por músicos convidados. Mais informações no blog http://bandamayoma.blogspot.com/.

 

Gestão de projetos em Engenharia: esse é o nome do curso do qual faço a coordenação em Belo Horizonte. Trata-se de um curso de especialização (pós-graduação) com duração de 360 horas e com enfoque em planejamento, gestão de obra e custos para projetos de engenharia e construção. Tive a grata surpresa de receber como aluno o Eng. Osvaldo Guimarães, coordenador do curso de Engenharia de Produção Civil da UNIPAC Campus Bom Despacho. Na turma temos também o empresário José Ilídio, diretor da ATERPA , uma das empresas que fez a duplicação da BR-262; o engenheiro João Marcelo, responsável por uma grande expansão na Gerdau-Açominas (casado com a Fabiana – sobrinha do saudoso Nêgo da Casa Santos) e muitos outros alunos com os quais passaremos um ano juntos estudando e aprendendo muita coisa sobre engenharia.

Foto: alunos desenvolvendo atividades na minha primeira aula com eles em Belo Horizonte/MG.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.saletto.com.br/italo

 

Contatos para esta coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

 

  • Geraldo Starling Siqueira

    Olá, bom dia!
    Parabéns pelo trabalho, é realmente bem interessante.
    Geraldo